“(...) Simão, tu dormes? Não pudestes vigiar nem uma hora? Vigiai e orai, para que não entrei em tentação. O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”
Marcos 14.37b-38 Thompson (Contemporânea)
Certa vez um amigo, quando estava a serviço militar na aeronáutica, ficou preso por um bom tempo por não estar de prontidão em seu posto de trabalho! Ele foi escalado para ficar de guarda na portaria durante a madrugada e acabou dormindo. Ele foi pego em flagrante pelo próprio comandante. Percebe? E tem mais um detalhe, me lembrei que depois deste serviço meu amigo ganharia o dobro do tempo trabalhado para folgar! Veja, já era madrugada, faltava pouco tempo para o turno acabar! Um simples descuido custou caro. Além de ficar um tempo na prisão, isso também poderia prejudicar futuras avaliações.
Agora imagine, O próprio Senhor Jesus dá todas as orientações possíveis sobre o iminente perigo. Deixa claro a vulnerabilidade aos discípulos e clama para que vigiem! Basicamente Suas Palavras foram: “Meus discípulos vocês serão tentados e correrão grande perigo, orem ao Senhor Deus para que lhes dêem força para suportar o que há de vir. Preparem-se”. Como você se portaria se Ele estivesse falando isso com você? Tenho a impressão que eu seguiria os conselhos do Mestre! Mas será que realmente obedeceríamos?
Várias e várias pessoas, talvez até eu você também, olha para esses dois mil anos que já se passaram e, com uma conclusão até lógica, argumenta que Jesus ainda demorará a pedir-nos conta de toda a nossa vida! Cuidado, poderemos ser surpreendidos, como aquele soldado foi pelo seu comandante durante a madrugada.
Quando os guardas chegaram para prender Jesus, os discípulos presentes se alvoroçaram na tentativa de fazer alguma coisa, mas já era tarde de mais. Normalmente é assim que agimos! Esperamos o mundo desmoronar nas nossas cabeças para só então lembrar que existe um Deus que deu o Seu único Filho como pagamento pelas nossas vidas. Hoje quero convidá-lo a sair desse estilo de vida “acidental”. Está Escrito: “Sede sóbrios, Vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” (I Pedro 5.8). Hoje é o seu dia de plantão. Como vai ser, vai vigiar ou vai dormir? Pense nisto e procure andar com o Senhor.