segunda-feira, 19 de maio de 2008

Eu e você somos falíveis, limitados, mas Deus não é assim!

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu Me negarás três vezes”
Marcos 14.30 (Revista e Atualizada)


Outro dia um amigo me contava que quando criança possuía três companheiros, e uma vez decidiram brincar de luta. Meu amigo, dando uma de esperto, escolheu o menor deles para ser seu adversário naquela brincadeira. Para sua surpresa, esse “adversário”, que aparentava ser o mais fraco, dominou-o facilmente. Ele se enganou julgando precipitadamente ser mais forte do que o outro garoto. Percebe? Como você costuma avaliar as capacidades de seu “adversário”?

No contexto do versículo de hoje, podemos verificar que Jesus falava sobre sua iminente morte e também que seus discípulos fugiriam quando Ele fosse preso. Pedro ficou surpreso e pareceu duvidar quando Jesus anunciou que seu grande discípulo O negaria por três vezes ainda naquela noite. Jesus conhece as limitações dos homens! Note que Pedro se porta como aquele meu amigo. Não vejo no apóstolo mentira ou hipocrisia, mas apenas um coração precipitado que não consegue medir os próprios limites. Você tem ciência de suas limitações?

Até hoje minha mãe olha para traz e não consegue saber como suportou o divórcio. Apesar do nosso apoio (meu e de minha irmã), ela passou esses dez anos ou mais de separação praticamente sozinha. Enfrentou depressão, problemas de saúde, solidão e outras coisas mais. Diante deste quadro O Sustentador fica evidenciado! Somente a graça de Deus pode nos livrar do mal. Se nos comparamos com outros irmãos, certamente nos achamos os super espirituais! Isso é um erro, pois a Palavra de Deus adverte: “quem estiver em pé cuide-se para não cair!”

Eu e você somos falíveis, limitados, mas Deus não é assim! O apóstolo Paulo parecia sofrer por causa dessas limitações e ouviu do Senhor: “A minha graça te basta, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (II Coríntios 12.9). Somente quando você abrir mão de tudo e reconhecer a soberania do Senhor, o milagre acontecerá! Deus quer andar com você, mas talvez os seus “super poderes” O tem deixado longe. Baixe a guarda e deixe o Espírito Santo de Deus assumir o controle de sua vida. O coração do homem é enganoso! Pense nisto.