terça-feira, 6 de maio de 2008

Bendito o que vem em Nome do Senhor

“Levaram o jumentinho, lançaram sobre ele as suas vestes, e nele Jesus montou. Muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho (...), clamavam: Hosana! Bendito o que vem em Nome do Senhor”Marcos 11.7-8, 9b Thompson (Contemporânea)

Jesus, o que faz maravilhas (Reconhecimento)Quem não gosta de ser elogiado? Apesar dos mais humildes ficarem constrangidos, seguramente todos gostam de receber honras por aquilo que fez ou pelo que considera ser! Nem todos desejam ficar se mostrando, mas é muito gratificante quando alguém reconhece as qualificações do outro. Por outro lado, você deve concordar comigo que hoje em dia não vemos esses “reconhecimentos” com freqüência. Você é alguém que procura honrar àqueles que merecem? Normalmente reclamamos a falta de reconhecimento, mas será que o fazemos? Ou você acha que ainda não o fez por que ainda visualizou necessidade?Para mim o texto de hoje tem tudo a ver com reconhecimento. Não se trata de um simples elogio, mas fala em dar honra a Quem realmente merece Honra! Eu ainda não havia considerado bem essa passagem, até que um dia ouvi alguém questionar: “Onde estava esse povo no dia da crucificação de Jesus?”. O gesto daquele povo, a expressão de reconhecimento nesta passagem é muito grande. O transporte, os mantos, os ramos, eram oferecidos desta forma somente àquele que se desejava homenagear. No Evangelho de Mateus, vemos “Hosana”, que significa “salve”, enquanto Lucas omitiu o termo provavelmente para não causar confusão nos leitores gentílicos. “Filho de Davi”, trata-se de uma proclamação messiânica. “Salve O enviado de Deus”, “Glorifique o Nome dEle também nos céus”! Não conseguia entender como esse povo poderia expressar tamanha consideração e depois fazerem o que fizeram com Ele. Cheguei a taxá-los como grandes hipócritas, mas fiquei envergonhado em descobrir que muitas vezes minhas atitudes expressam o mesmo comportamento de hipocrisia! “Este povo Me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim” (Mateus 15.8). Você também está nesta turma?É bom receber elogios! Eu aconselho a qualquer um a passar a elogiar os outros quando merecem. É certo que as palavras já produzem um grande efeito, mas são suas atitudes que revelarão do que você é constituído. Se o seu próximo merece reconhecimento, imagine então o Senhor Deus! Pense nisto.

Nenhum comentário: