quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Ramo e a Videira

"Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós podeis dar, se não permanecerdes em Mim." (João 15.4)

Estas palavras fazem-nos lembrar que foi Deus quem nos colocou em Cristo. Estamos Nele, e foi-nos dito para que permanecêssemos Nele! Foi um ato do próprio Deus, e devemos permanecer nele. “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós”. Esta é uma sentença dupla: um mandamento combinado a uma promessa. É o mesmo que dizer que há um lado objetivo e um lado subjetivo na obra de Deus, e que o subjetivo depende do objetivo: “Eu permanecerei em vós” é a conseqüência de nosso permanecer Nele. É preciso que nos previnamos contra a excessiva ansiedade para com o lado subjetivo das coisas, como se um ramo da videira tivesse de esforçar-se para produzir uvas de um determinado tamanho ou cor. Precisamos permanecer no objetivo – “Permanecei em Mim” – e deixar que Deus atente para os resultados, o que Ele se comprometeu a fazer. A qualidade do fruto é sempre determinada pela Videira.